Atividade de Adaptação de pequeno porte
Disciplina:
Matemática
Conteúdo:
relação quantidade / numeral
A
atividade consiste na aplicação do lúdico para a compreensão da quantidade e
sequência de números. Esta atividade deverá ser realizada com toda a turma, de
maneira a promover a inclusão, ou seja, todos devem participar da aula, sem
exceções. Porém, deve-se ter uma atenção redobrada ao aluno autista, se possível, realizar a atividade com acompanhamento individual (PAEE). Para a confecção do material
o professor poderá usar círculos grandes de papelão, papel cartão, cartolina ou
e.v.a, formando uma pizza de 10 fatias. Com uma canetinha de preferência preta
para ficar bem visível a marcação, fazer as fatias. Recortar bolinhas pequenas
em e.v.a vermelho para representar a “calabresa” ou bolinhas em e.v.a verde
para representar as “azeitonas” ou “ervilhas”. O próximo passo é preparar os
marcadores que serão utilizados para registrar os números de 1 a 10. Pegar 10
prendedores de roupas e colocar em cada grampo um número diferente.
O
professor colocará cada prendedor preso à uma fatia vazia da pizza. Pedir para
que o aluno observe os marcadores e coloque o número de ingrediente pedido em
cada fatia. Auxiliar o aluno na contagem dos elementos, pedir para que ele
escolha um marcador e fale o valor indicado no grampo. Repetir a atividade
sempre que achar necessário. Avaliar a possibilidade de interação de mais
crianças com o aluno autista na realização da atividade:
FOTOS:
Fig. 1
A
medida que o aluno avance na aprendizagem com material concreto, o professor
poderá realizar a mesma atividade, mas agora utilizando a representação gráfica
e escrita, observar a figura 2.
Fig. 2
Avaliação: A
avaliação dar-se-á de forma individual, durante todo o processo. Cabe ao
professor apoiar e valorizar os avanços pessoais obtidos em conformidade com o
desempenho de cada aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário