Sabemos que a rotina tem papel fundamental para o desenvolvimento de qualquer criança. Para crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA saber o que vai acontecer com antecedência diminui a ansiedade, possibilita a organização, favorece a aprendizagem e a comunicação.
Estabelecer uma rotina deve estar no plano de ensino do professor e ser combinada previamente com o aluno de acordo com suas necessidades.
Uma forma de estabelecer uma rotina na escola e em casa com uma criança autista é utilizar o sistema de PEC’s (Picturing Exchanging Communication System). Método que usa imagens que vão sendo trocadas, de forma a facilitar a memorização da sequência de uma atividade e também das tarefas do dia a dia como um todo.
O professor deve organizar
o ambiente físico da sala de aula a partir de placas que tenham desenhos para indicar
coisas básicas como: Ir ao banheiro, comer, beber água, um brinquedo
especifico, sair de sala, etc. Essas
placas devem ser trabalhadas com o aluno autista e esse com o tempo poderá se
comunicar com a professora e os colegas, bem como compreender a rotina escolar para melhor adaptar-se e favorecer a aprendizagem.
Sugestões de figuras para montar a rotina com o aluno:
Para saber mais, acesse:
O autismo e a importância da rotina
A IMPORTÂNCIA DA ROTINA NO AUTISMO E A ESTRATÉGIA DO QUADRO VISUAL!
Autismo: a importância da rotina visual em sala de aula
Nenhum comentário:
Postar um comentário