Crianças autistas: Como lidar com as emoções e sentimentos?

Fonte: http://neuroconecta.com.br/birra-x-crise-no-tea-como-diferenciar/
Umas das principais características do autismo é não saber como lidar com as emoções. Para qualquer criança as emoções são obstáculos a superar. Assim, como lidar com sentimentos de raiva, tristeza e as  frustrações que fazer parte do dia a dia? 
Crianças autistas tem maior dificuldade em lidar com esses sentimentos e eventualmente tem momentos de sobrecarga sensorial. Muitas vezes confundidas com birra. Que como qualquer criança, o faz como forma de conseguir algo ou simplesmente testar os limites dos adultos.
Como então, diferenciar uma birra de uma crise ou descarga sensorial?
É importante saber reconhecer cada uma delas, para melhor intervir e ajudar a criança.
Assista o vídeo "birras e crises da criança autista: como lidar", produzido pelo site Lagarta vira pupa que muito auxiliará em como agir nestas situações.
 fonte: https://lagartavirapupa.com.br/birras-e-crises-da-crianca-autista-como-lidar-video/



A importância da rotina em sala de aula.

Sabemos que a rotina tem papel fundamental para o desenvolvimento de qualquer criança.  Para crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA saber o que vai acontecer com antecedência diminui a ansiedade, possibilita a organização, favorece a aprendizagem e a comunicação.
Estabelecer uma rotina deve estar no plano de ensino do professor e ser combinada previamente com o aluno de acordo com suas necessidades. 
Uma forma de estabelecer uma rotina na escola e em casa  com uma criança autista é utilizar o sistema de PEC’s (Picturing Exchanging Communication System). Método que usa imagens que vão sendo trocadas, de forma a facilitar a memorização da sequência de uma atividade e também das tarefas do dia a dia como um todo.
O professor deve organizar o ambiente físico da sala de aula a partir de placas que tenham desenhos para indicar coisas básicas como: Ir ao banheiro, comer, beber água, um brinquedo especifico, sair de sala, etc. Essas placas devem ser trabalhadas com o aluno autista e esse com o tempo poderá se comunicar com a professora e os colegas, bem como compreender a rotina escolar para melhor adaptar-se e favorecer a aprendizagem.

Sugestões de figuras para montar a rotina com o aluno:






































Para saber mais, acesse:
O autismo e a importância da rotina
A IMPORTÂNCIA DA ROTINA NO AUTISMO E A ESTRATÉGIA DO QUADRO VISUAL!
Autismo: a importância da rotina visual em sala de aula